AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

28 de ago. de 2009

Mitocôndrias






São organelas esféricas presente em grandes quantidade nas células, possuem duas membranas - uma interna que irá originar pregas e uma externa.

Liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP (adenosina trifosfato), indispensável para o trabalho celular. ATP – usado para realizar diversas atividades , como movimentação, secreção e divisão mitótica.
 
                        

Membrana externa das mitocôndrias, é lisa e permeável a diversos tipos de moléculas, a permeabilidade se dá por causa da presença de proteínas (porinas), e rica em colesterol.


Membrana interna das mitocôndrias apresentam invaginações que formam cristas e sua quantidade depende da atividade respiratória celular, rica em cardiolipina, possuindo corpúsculos inseridos, geram ATP e calor.

As mitocôndrias possuem sua matriz é fina e granulosa, possui filamentos de DNA e ribossomos. Uma curiosidade a respeito desta organela , é a presença de vários tipos de RNA, além do seu mecanismo de auto-reprodução ser por fissão semelhante ao das bactérias.



Sugerem que as mitocôndrias se originaram de bactérias aeróbicas que estabeleceram uma relação simbiótica com células eucariontes anaeróbicas.
Bactérias teriam penetrado por fagocitose em células eucariontes, escapando de mecanismos intracelulares de destruição de células estranhas, estabelecendo a endossimbiose. Por fagocitose a membrana plasmática da célula eucarionte hospedeira deu origem a membrana externa da mitocôndria e a membrana da bactéria tornou-se a membrana interna da mitocôndria. ;-)



3 comentários:

  1. Obrigado Val
    Esteja a vontade para voltar mais vezes...

    Beijos, Re

    ResponderExcluir
  2. De certa forma ajudou ://
    Mais queria mais específico o conceito e formato da membrana INTERNA da mitocôndria (: Mas, muito obrigada !

    ResponderExcluir