AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

15 de ago. de 2009

Tipos de Anemia


A anemia ocorre quando há uma diminuição da quantidade de hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue, prejudicando o transporte de oxigênio para os pulmões e células do organismo.



Há diversas formas de anemias:



  • Anemia Perniciosa - Doença causada pela incapacidade do organismo absorver a vitamina B12;
  • Anemia Aplásica - A medula óssea não produz um número adequado de elementos do sangue periférico; 
  • Anemia Falciforme - As hemácias são em forma de foice, o que caracteriza a incapacidade de transporte de oxigênio para os tecidos do corpo, atinge principalmente negros e é uma doença genética;
  • Talassemia - Ocasionada pelo acúmulo deficiente de hemoglobina, com anormalidade das hemácias, é uma doença hereditária, prevalente na região do mediterrâneo, Oriente médio e Sudeste asiático.

  • Anemia Ferropriva - Anemia por deficiência de ferro. Dentre as anemias relacionadas acima a mais comum e a mais importante é a Anemia Ferropriva.
  • Anemia por Deficiência de Ácido Fólico - Ocorre por ingestão insuficiente ou má absorção de ácido fólico. Está especialmente ligada ao alcoolismo.











4 comentários:

  1. muito bom me ajudou a conhecer as diferenças da anemia, sempre tive esse problema e não sabia como cuidar, parabéns estou super agradecida, ótimo final de semana,grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vilma, poderia ser somente um tipo não é mesmo? Mas existem diversos tipos e é sempre bom estarmos informados a respeito de todas as coisas, principalmente o que nos aflige.

    Bom fim de semana para você também!

    Abraços, Re

    ResponderExcluir
  3. o que quer dizer leucositose confirmada?/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rayane... quer dizer que houve um aumento no número de leucócitos. A causa deverá ser investigada por um médico.

    Beijinhos, Re

    ResponderExcluir