AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

23 de ago. de 2009

Anemia Ferropriva

O que é Anemia Ferropriva?




A anemia ferropriva, é um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro, e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Esta situação refere-se à condição de fornecimento insuficiente de ferro, segundo sexo, idade, e estado fisiológico.




As principais causas da anemia ferropriva são:


  • Insuficiente ingestão de alimentos fontes de ferro;

  • Insuficiente absorção de ferro ingerido devido à problemas alimentares (forma errada de interagir os alimentos, de forma que a absorção do ferro ingerido seja prejudicada) ;

  • Gravidez e crescimento;

  • Enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou qualquer outras enfermidades que causam hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro).

Bioquimicamente falando, o processo começa quando o indivíduo ingere quantidades de ferro insuficiente, provocando uma redução nos níveis de ferro do organismo, diminuindo as concentrações de ferritina, que nada mais é que ferro armazenado, e transferrina ( ferro circulante). Após isto começa a ocorrer uma depleção das reservas corporais de ferro, ou seja a utilização do ferro armazenado para produção da hemoglobina, com esta progressiva utilização das reservas de ferro, ocorre a redução da saturação da transferrina pela diminuição da quantidade de ferro na circulação. Nesta altura a taxa de hemogobina ainda se encontra acima do limite inferior da normalidade.
A ferropriva por fim ocorre quando as reservas corporais de ferro são insuficientes para suprir os tecidos, a formação da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. A taxa de hemoglobina já se encontra abaixo do limite inferior da normalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário