AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

11 de set. de 2009

Cálculos Renais - Litotripsia

.

Embora possam formar-se em qualquer região do trato urinário, a maioria dos cálculos surgem quando há precipitação das substâncias que normalmente, estão dissolvidas na urina. O tratamento dos cálculos variam, sendo eles solitários ou múltiplos.


Causas

Os cálculos  renais são prevalentes em algumas regiões geográficas onde o clima quente provoca desidratação e concentra as substâncias formadoras de cálculos, ou devido aos hábitos dietéticos. Embora se desconheça a causa exata dos cálculos renais, sabe-se que os fatores predisponentes são:





  • Desidratação - a redução da excreção de água concentra as substâncias formadoras de cálculos.

  • Infecção - tecidos infectados propiciam o desenvolvimento de cálculo.





Além disso, cálculos infectados ( em geral, fosfato de amônio e magnésio ) podem desenvolver-se quando as bactérias funcionam como nicho para formação do cálculo.

Alterações do PH
 A urina consistentemente alcalina ou ácida pode ser um meio favorável a formação de cálculos.
  
Obstrução
A estase urinária possibilita que os componentes formadores de cálculo se acumulem e se fixem aos tecidos, favorecendo a infecção.
  
Fatores Metabólicos
 Acidose tubular renal, aumento do ácido úrico ( gota ), ingestão excessiva de vitamina D ou de ácido na dieta podem predispor o indivíduo a cálculos renais.


Fármacos
 Alguns fármacos são conhecidos por causarem os cálculos. Ex: magnésio, antiácidos, laxantes, aspirina.


Complicações
Os cálculos podem permanecer na pelve renal, ou lesar o parênquina renal, podendo ocorrer necrose por compressão.


Tratamento
Em geral implica aceleração da sua passagem natural por meio de hidratação abundante ( mais de 3 litros por dia ), outras medidas terapêuticas são administrações de antimicrobianos para infecção, analgésicos ou até morfinas para controlar a dor e diuréticos para evitar a estase urinária e a formação de novos cálculos.

Outra forma de tratamento que vale a pena comentar um pouco mais sobre ela , é a Litotripsia.

Litotripsia é um procedimento não-invasivo para remoção de cálculos renais, por ondas de choque extracorporais ( LEC ). Utiliza ondas de choque de alta energia para desintegrar cálculos e possibilitar sua eliminação de forma normal. O paciente/ cliente é anestesiado, e a região afetada é posicionada sobre um gerador de fagulhas elétricas que geram ondas provocando a desintegração dos cálculos sem prejudicar os tecidos adjacentes.



2 comentários: