AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

4 de set. de 2009

Linfedema



É o acúmulo de líquido proteico, por conta de disfunções linfáticas. Acomete braços e pernas, ocorrendo aumento no membro, que pode ser discreto ou até mesmo grotesco, tornando o membro pesado e incapacitado de realizar sua funções. Pode ser congênita ou adquirida. As micoses interdigitais são freqüentes nessa doença, é necessário grande atenção ao paciente ocorre também o surgimento de erisipelas, febre e calafrios, o que torna o quadro mais grave, sinal de alerta para infecções. As mulheres têm maior propensão a formar o linfedema, especialmente nas pernas, geralmente associadas ao edema causado pelas varizes.

Cuidados importantes com o paciente:
  • Higiene com os pés, evitando micoses e lesões;
  • Cuidados com a pele, hidratação;
  • Evitar traumas;
  • Manter membros elevados;
  • Elevar também os pés da cama.









Tratamento:
Através de diuréticos, antimicóticos tópicos e sistêmicos associados ou não, dieta de emagrecimento, dieta com restrição de triglicérides, cirurgia, drenagem linfática, psicoterapias, uso regular das malhas elásticas compressivas.
Prevenção:
Estar alerta aos fatores de risco que prejudicam o sistema linfático, infecções de repetição, micoses profundas, metástases, radioterapia. Mulheres com câncer de mama que foram submetidas a retirada total ou parcial dos gânglios linfáticos da axila ou a irradiação dos mesmos, devido a dificuldade da drenagem de linfa.





Não deixe de se relacionar com as pessoas, é importante tentar manter suas atividades normais dentro do possível. Procure apoio, tratamento médico. Fica aqui o meu abraço! Re.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário