AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

23 de jul. de 2009

Sistema Respiratório




É formado por um par de pulmões e vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. São eles, as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.


  • Fossas nasais

    São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, são separadas por uma cartilagem que se chama septo nasal, seu interior é formada por células que produzem muco e células ciliadas. Sua função é de filtrar, umidificar e aquecer o ar.



  • Faringe

    È comum aos sistemas digestivo e respiratório, o ar que entra pelas narinas ou pela boca tem que passar pela faringe, para depois chegar até a laringe.



  • Laringe

    É um canal curto que se encontra no pescoço depois do esôfago. O seu comprimento no adulto é de 4 a 5 centímetros. Ela começa em cima na faringe e dá continuidade embaixo pela traquéia. A função da laringe não é só aquela de dar passagem ao ar que se dirige aos pulmões ou que deles sai, mas também aquela de emitir a voz.
    A entrada da laringe se chama glote, acima dela está a epiglote. A cartilagem encontrada na laringe se chama cartilagem tireóide, essa cartilagem forma na frente uma saliência, que é percebida em adultos do sexo masculino, mas conhecido como "pomo de Adão".




  • Traquéia

    A laringe é continuada pela traquéia, é um tubo destinado unicamente à passagem do ar. É elástico, mede de 10 a 12cm de comprimento, tem aproximadamente 20 anéis cartilaginosos em forma de ferradura, que a mantém aberta. Aproximadamente metade da traquéia está no pescoço e a outra metade no tórax, e termina ao nível do esterno, dividindo-se em dois brônquios.




  • Brônquios

    Os brônquios são a continuação da traquéia. Quando a traquéia termina ela se divide me dois ramos, que são os brônquios, estes vão até os pulmões. O brônquio direito se dirige ao pulmão direito e se divide ,em três ramos, um para cada lobo pulmonar. O brônquio esquerdo entra no pulmão esquerdo e se divide só em dois ramos, porque o pulmão esquerdo só tem dois lobos. São formados de anéis cartilaginosos, mas a sua estrutura muda aos poucos à medida que eles se ramificam, e ficam menores, passando a se chamar de bronquíolos.



  • Alvéolos pulmonares

    São pequenas bolsas formadas por células epteliais achatadas, cobertas por capilares sanguíneos, neles ocorrem. A troca gasosa, que é a entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico, esse processo se chama hematose. Por eles também passagem do sangue venoso a arterial.


  • Pulmões

    Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com 25 cm de comprimento, são envolvidos por uma membrana que se chama pleura, têm forma de pirâmide com a base descansando sobre o diafragma. O direito é maior que o esquerdo, pois consta de três partes ou lóbulos, enquanto que o outro só tem dois. A função principal do pulmão é a hematose, que é a troca de gases, estão localizados nas partes laterais da cavidade torácica, encerrados principalmente pelas costelas.



  • Movimentos respiratórios

    Existem dois tipos de movimentos respiratórios, que são a inspiração, que é quando ocorre a entrada de ar nos pulmões fazendo com que ele e a caixa torácica fiquem dilatados. Já na expiração, ocorre a saída de ar dos pulmões, fazendo com que ele e a caixa torácica fiquem restringidos.


  • Diafragma

    A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, que separa o tórax do abdomen, presente apenas em mamíferos, promove, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.




  • Funcionamento do Sistema Respiratório

    A respiração é a função mediante a qual as células vivas do corpo tomam oxigênio e eliminam o gás carbônico. O Processo inicia nas fossas nasais, nasofaringe, traquéia, árvore bronquial; que conduzem, aquecem, umedecem e filtram o ar inalado de partículas de pó e gases irritantes, antes de sua chegada aos pulmões. Parte respiratória dos pulmões, é formada pelos pulmões com os bronquios e bronquíolos, os alvéolos pulmonares.Todas as vias respiratórias, das narinas até os bronquíolos terminais, se mantêm úmidas pela presença de uma capa de células (epitélio) que produz uma substância chamada muco. O muco umedece o ar e impede que as delicadas paredes alveolares se sequem, ao mesmo tempo que apanha as partículas de pó e substâncias estranhas. Também há células ciliadas. Os cílios são espécies de pelos na superfície da célula que têm um movimento ondulatório. Esses movimentos fazem com que o muco flua lentamente até a laringe. Depois o muco e as partículas que leva presas são deglutidas ou expelidas pela tosse. Os alvéolos pulmonares, são a última parte do sistema respiratório. Neles o ar é passado ao sangue, enquanto o gás carbônico é liberado para o ar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário