AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

29 de set. de 2010

Endometriose



É a presença de um tecido semelhante ao endométrio (tecido que reveste o útero) em outros órgãos da pelve (bexiga) e até em outras regiões do corpo (intestino). 


O sintoma mais comum é a dor, relacionada ao ciclo menstrual da mulher ou contínua. Como a dor costuma ser no ventre, a relação sexual pode ser dolorosa. Em outros casos pode afetar as atividades diárias da mulher se for muito intensa. Dependendo da localização da endometriose, também pode causar diarréia e dor ao urinar. Também há casos em que a endometriose é assintomática.

Existem várias teorias sobre o que pode causar a endometriose, entre elas estão o estresse, hereditariedade, e o refluxo menstrual, onde partes do endométrio (tecido que reveste o útero internamente) que se desprende do útero durante a menstruação, migra para outras regiões do corpo através das tubas.




Somente o médico pode diagnosticar a endometriose e após isto fornecer o tratamento adequado. O tratamento poderá ser medicamentoso e também cirúrgico.
A endometriose atrapalha mulheres que querem engravidar por dificultar a fertilização dos óvulos liberados. Porém, não é sinônimo de infertilidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário