AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

2 de out. de 2009

Engasgamento - Manobra de Heimlich




O que fazer quando deparados com uma situação como esta? O procedimento difere para vítimas conscientes e inconscientes.


Para vítimas conscientes



Posicionar-se atrás da vítima;

Colocar sua mão fechada logo abaixo do processo xifóide ( pouco acima do estômago) e acima do umbigo e a cubra com a outra mão;

Efetuar movimentos de compressão para dentro e para cima, nesta sequência, como se fosse um movimento de meio círculo, até a vítima eliminar o corpo estranho.





Para vítimas inconscientes


Se a vítima perder a consciência, colocar em decúbito dorsal (com as costas voltadas para o chão);

Assumir a posição de cavaleiro sobre a vítima ou fica de joelhos ao seu lado, mão abaixo do processo xifóide e acima do umbigo;

5 compressões abdominais com as mãos, para dentro e  para cima;

Verificar se houve saída do corpo estranho e tentar retirá-lo com os dedos em forma de pinça;

Se não houver corpo estranho, verificar se a pessoa respira;

Se não respirar, faça duas insuflações (famosa respiração boca a boca);

Se não houver expansão do tórax ( movimentos respiratórios), repetir o procedimento e iniciar transporte para o hospital.


Manobra em um adulto, criança e bebê.

                            

Vale lembrar que você deve repetir a manobra até que o corpo estranho seja expelido ou até a chegada ao hospital.

Guarde essas informações.. elas podem salvar uma vida, todos nós deveríamos saber Primeiro Socorros, eles fazem toda a diferença enquanto a vítima aguarda pela assistência do profissional da saúde. Pense nisso!

Abraços!

3 comentários:

  1. Nossa, tenho verdadeiro pavor de engasgamento. Uma vez numa pizzaria falei tanto para o meu filho tomar cuidado pra não engolir o caroço da azeitona que acabou que quem engoliu o caroço fui eu!

    ResponderExcluir
  2. Isso é importantíssimo de ser lembrado algumas vezes aos amigos. Sabe, já vi isso acontecer 2 vezes. Com um adulto e depois uma criança. Cada caso, teve a felicidade de ter a pessoa certa no momento para efetuar a manobra e terminar com o susto.

    ResponderExcluir