AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

11 de ago. de 2010

ENTEROBÍASE OU OXIURÍASE


Enterobius vermicularis, é o agente etiológico, ou seja o causador da parasitose Enterobíase, acomete o intestino das pessoas e especialmente crianças.



O habitat dos vermes adultos é no intestino grosso (ceco), onde ficam aderidos. Agora, como isso acontece?



A fêmea já fecundada, cheia de ovos, é arrastada para fora do intestino e exprimida no ânus, o que acaba provocando uma expulsão de grande quantidade de ovos na pele em torno do ânus.



O primeiro sintoma apresentado é coceira no local afetado, região do períneo ou ânus. O períneo fica vermelho, irritado, podendo dar lugar a infecções, podendo ocorrer também lesões no reto. Nas meninas pode ocrrer coceira na vulva.



Ao coçar a pessoa se contamina novamente, ao levar as mão a boca. Pessoas que convivem na mesma podem ser contaminadas ao inalar esses ovos que podem ficar suspensos no ar ao sacudir uma roupa de cama...etc



O diagnóstico é feito pela técnica da fita adesiva, busca-se ovos ou vermes no períneo pela manhã antes do banho. É colocada contra o ânus e depois aproxima-se as nádegas, fazendo com que os parasitos da pele aderem à fita, que em seguida é posta sobre a lâmina. A lâmina é examinada em microscópio.



Uma forma de se evitar a contaminação é manter unhas curtas e limpas com escova, evitar de coçar as áreas afetadas, trocar roupas de cama com frequência e lavar a 55ºC ou fervendo-as, manter banheiros limpos.




2 comentários:

  1. Renata.
    Estou quase acreditando que pessoas idosas tem muitas doenças do estômago, penso ser vermes. Os adultos pensa que exame fezes é so para criança e deixam de fazer exames, aonde tem varias doenças provocada por vermes. Você pensa assim? se sim, faça um artigo, me avise tá.
    Até lá
    aquele abraçooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Olá Humberto tudo bem?
    Existem sim diversos malefícios causados por vermes, e realmente algumas pessoas esquecem que adultos também podem carregá-los.
    A questão é interessante, quando postar mais sobre outros vermes, aviso ao amigo.

    Abraçãooo

    ResponderExcluir